Sobre o Círculo Cúbico

A quadratura do círculo é um problema proposto pelos antigos geômetras gregos consistindo em construir um quadrado com a mesma área de um dado círculo servindo-se somente de uma régua e um compasso em um número finito de etapas. A transcendência de π estabelece a impossibilidade de se resolver o problema da quadratura do círculo: é impossível construir, somente com uma régua e um compasso, um quadrado cuja área seja rigorosamente igual à área de um determinado círculo.

Vários foram os pensadores e filósofos que, desde a Grécia Antiga, postularam uma suposta  dicotomia  entre  razão  e  emoção. Quando  Platão  definiu  como  virtude  a liberação  e  troca  de  todas  as  paixões,  prazeres  e  valores  individuais  pelo pensamento, considerado, por ele, um valor universal e ligado à imutabilidade das formas eternas  (Silva, 2002), e quando Descartes criou a  tão conhecida e  famosa afirmação na história da filosofia – “Penso, logo existo”-, sugeriam a possibilidade de  separação  entre  razão  e  emoção  ou,  o  que  seria  mais  adequado,  assumiram implicitamente uma hierarquia entre tais instâncias do raciocínio humano, em que o pensamento tem valor de excelência. Mas “A razão nasce da emoção e vive da sua morte.”

Então, já que não é possível reproduzir a quadratura do circulo, vamos discutir o “sexo dos anjos”.

Anúncios

2 opiniões sobre “Sobre o Círculo Cúbico”

  1. Gostaria de saber como uso a referencia bibliografica do texto Ética e Moral, pois estou fazendo um trabalho que tenho que colocar todo dentro da formatação ABNT. Preciso saber quem escreveu o artigo. Muito obrigada!

  2. Gostaria de saber como uso a referencia bibliografica do texto Ética e Moral, pois estou fazendo um trabalho que tenho que colocar todo dentro da formatação ABNT. Preciso saber quem escreveu o artigo. Muito obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s